7 coisas que o seu narcisita patológico não vai te contar

Você desconfia que o/a seu parceiro/a seja um/a narcisista patológico/a? Ele/Ela se comporta de forma cruel, depreciativa e confusa, e você quer entender por quê? Você se pergunta se existe esperança de um futuro melhor com ele/ela? Você torce para que ele/ela um dia enxergue os erros de conduta dele/dela e tenha uma epifania emotiva em que ele/ela peça de joelhos para você perdoá-lo/a?

Bem-vinda/o à mente de um Narcisista. Ao mesmo tempo que você reflete sobre essas coisas com um ponto de vista de perdão, é importante estar ciente do que o/a seu parceiro/a está pensando, para poder tomar decisões informadas sobre o relacionamento e o seu futuro.  Abaixo estão 7 perguntas comuns que aparecem no blog Letmereach.com (em inglês), e a resposta, a partir de uma perspectiva narcisista.

  1.  Por que os narcisistas sempre acabam voltando?

Narcisitas voltam porque você permite. Nada os faz sentir mais poderosos do que ter provas de que você os aceitaria de volta não importa o que eles façam. Que você os aceitaria de volta mesmo se eles roubaram seu dinheiro, te traíram, destruíram sua carreira, machucaram seu bichinho de estimação ou magoaram seu filho. O fato de que você os aceita mesmo depois de eles terem feito essas coisas significa que eles têm um status de deus, de divindade. Tudo o que eles têm que fazer é fingir que estão arrependidos e/ou apaixonados, e eles mantêm essa influência de poder sobre você. Mas a realidade é que esse controle, manipulação, e manter você como suprimento são tudo o que importa para eles\elas.

  1.  O que narcisistas pensam durante os tratamentos de silêncio (dar gelo)?

Não pensam em muita coisa além de diversão e viver a vida de solteiro\a. Sim, na mesma cajadada estão “te dando uma lição” por tentar estabelecer limites ou por apontar as falhas e defeitos deles, mas não se importam com como isso te afeta. Eles sabem que você está esperando pela ligação ou mensagem deles enquanto você percorre os perfis deles nas redes sociais (inclusive recusando convites para sair que amigos ou sua família te fazem), enquanto eles estão saindo, se divertido e curtindo muito. Assim que eles se entediarem desse agito (ou o suprimento fresco de vítimas estiver fraco no momento), eles sabem que há uma porta aberta esperando por eles\elas. Tudo gira em volta DELES. E na verdade, eles sempre criam conflito para poder sair e fazer o que der na telha. Eles estão sempre procurando razões para dar o tratamento do silêncio (dar gelo).

  1. Como se livrar de narcisistas?

Você provavelmente está pensando em narcistas manifestos (overt), já que esses são os que estalqueiam, assediam e fazem hoovering*.  Bom, a essa altura você já deveria saber que qualquer tentativa que você faz de escapar deles vai parecer quase impossível. Apesar de você querer escapar deles, sua percepção de auto-estima está tão baixa que mesmo que você conseguir “escapar”, você logo vai se ver acreditando que ninguém mais na vida nunca vai te querer, e isso vai fazer com que você os veja como heróis, sob seus olhos. Você está apaixonada\o pela projeção da falsa personalidade deles. A personalidade real por trás da máscara só está preocupada em te controlar, e eles farão tudo o que for necessário para voltar ao seu mundo. A única forma de fazer com que eles vão embora de vez é fazer CONTATO ZERO e bloquear completamente qualquer forma de eles se aproximarem de você. Você pode inclusive precisar fazer uma ordem de restrição.

*hoovering é “te sugar” de volta para eles. Assim como “hovering”, com um “o” só, que é pairar por sobre você, essa é uma clássica manobra para fazer você voltar mesmo quando você já está há um tempo de contato zero. Um email do nada “lembrando de você” com uma música ou link do YouTube, uma mensagem perguntando como você está, inclusive um “recado” de um amigo que vem dizer “fulano\a outro dia perguntou de você”. Tudo isso é apenas uma manobra para, assim que você receber esse contato, voltar a ter esperanças, achar que ele\ela mudou, ou então que “amadureceu” e que vocês poderão ser amigos civilizadamente. Não vão. É MANOBRA, e o único conselho é FUJA.

  1. O/A narcisista ama a nova mulher/o novo homem mais? Ela/Ele vai conseguir receber o melhor dele/dela?

A nova mulher” (homem) geralmente não é nova.  Na maior parte dos casos, eles já tinham ela\ele encaminhada\o antes mesmo de te descartar.  E não é a aparência ou idade da nova vítima que os fez escolhê-la. É ela ter passado no teste de ser bom suprimento. Isso geralmente significa que ela é submissa, confia demais, perdoa demais, é fácil de amarrar em um relacionamento, e mais importante, acha que ele é um deus (ou, nas palavras de tantas vítimas, “uma pessoa maravilhosa”, “um ser humano extraordinário”). Se ela for mais nova ou bonitinha, isso é apenas a cereja no topo, porque isso faz VOCÊ se sentir insanamente ciumenta\o. Além disso, mulheres mais velhas geralmente não vão dar muita bola para eles, porque têm mais esperteza de perceber quem eles são. De qualquer forma, eles não vêem a nova mulher\homem da mesma forma que você. Não existe qualquer tipo de amor ou envolvimento emocional. Trata-se apenas de assegurar o suprimento narcisístico através do sexo. Trata-se de como ela massageia o ego deles e, se eles forem overt, de se ela vai fornecer recursos financeiros (ou uma casa para morar, ou um green card ou outro tipo de visto, ou contatos profissionais, etc) e servi-lo 24 horas por dia, 7 dias na semana. Pode até parecer que eles nunca estiveram tão felizes, mas é tudo parte da imagem falsa. Eles estão matando dois coelhos com uma cajadada só: bombardeando ela de amor (a fase do love-bombing) e fazendo você se sentir desprezível.

  1. Como se vingar de um\a ex narcisista?

A melhor forma de se vingar deles é agir como se eles não existissem. Sim. É isso. Qualquer outra coisa vai apenas mostrar o quanto você ainda significa para eles. “Falar mal deles” ou “expô-los” para amigos, família, colegas de trabalho ou para a nova vítima  só prova o quanto você ainda está obcecada\o com ele\ela. Mesmo se eles estiverem empreendendo toda uma campanha de enlameamento do seu nome, a melhor coisa a fazer é não morder a isca tentando se defender. Apenas viva e aja como se tudo estivesse completamente, 100% normal.  As pessoas espertas eventualmente enxergarão a verdadeira face deles enquanto eles tentam arrastar a sua reputação para a lama, enquanto você segue com a sua vida normalmente e se nega a falar sobre o assunto. É o jeito mais irrevogável de manter a sua dignidade.

  1. O que fazer quando você está de saco cheio do seu marido\mulher narcisista te traindo uma e outra vez?

VÁ EMBORA.  Eles NUNCA vão mudar. E se vocês têm filhos juntos, eles vão acabar achando que esse caos é nnormal em um relacionamento e vão acabar tendo casamentos (ou relacionamentos) disfuncionais quando crescerem, já que você está dando o exemplo.

7.  Um\a narcisista pode voltar meses ou anos depois?

Às vezes sim. Você realmente vai esperar por eles tanto tempo? Veja os itens 1 e 3.

**************************************************************

Se isso descreveu a sua vida e você está pronta\o para mudar, deixa eu te dizer que a vida PODE ser completamente diferente. Pode não ser da noite para o dia, mas começa com você tendo essa visão. Você não está aqui para ser o saco de porrada do seu parceiro\a. Porém, é importante você assimilar e aceitar que você tem que se libertar das coisas sobre as quais você não tem controle, e isso inclui a expectativa de que seu\sua parceiro\a algum dia finalmente vá “entender” e “mudar”. Isso inclui aceitar que a única forma como a sua vida pode ser diferente é se centrar nas coisas que você PODE mudar.

2 thoughts on “7 coisas que o seu narcisita patológico não vai te contar

Comments are closed.